segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Biblioteca Comunitária Veredas da Leitura


A Biblioteca Comunitária VEREDAS DA LEITURA, iniciativa do Grupo de Apoio Comunitário, Econômico e Social Bonfinense, GACESB, do distrito Bonfim, Senador Pompeu, foi contemplado pelo Prêmio Mais Cultura de Apoio às Bibliotecas Comunitárias do Ceará.

Monteiro Lobato afirmou que “Um país se faz com homens e livros”. Os municípios, com seus bairros, distritos e povoados, são partículas do país, que formam o todo. No município de Senador Pompeu, observando a realidade dos seus 4 distritos, constata-se um abandono extremo, em se tratando de direitos básicos, dentre eles, o acesso à cultura. Se o país é feito de seres humanos e livros, então faltam aos moradores dos distritos de Codiá, São Joaquim, Bonfim e Engenheiro José Lopes, os livros, além de outras necessidades básicas.

A biblioteca comunitária do Bonfim é para a comunidade a centelha de fogo que Prometeu roubou de Hefestos e a entregou aos seres humanos, melhorando suas vidas.
A educação que as crianças, adolescentes e jovens recebem na escola, não tem a qualidade desejada, não forma cidadãos livres, capazes de compreender e intervir na realidade que os cerca, muito menos preparar para o mercado de trabalho. Por outro lado é fácil compreender o real motivo dessa questão, observando o que disse o escritor árabe Malba Tahan, “A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê”. Tal cegueira interessa obviamente aos que fazem da política meio de sobrevivência.
Vejamos um trecho do poema “O Livro e a América de Castro Alves:”
“Oh! Bendito o que semeia
Livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É germe — que faz a palma,
É chuva — que faz o mar.”
Foi com esse pensamento que o Grupo de Apoio Comunitário do distrito Bonfim Km20 criou a biblioteca comunitária VEREDAS DA LEITURA, na sede do Grupo de Apoio. Inicialmente está funcionando aos sábados, com rodas de leitura, empréstimos de livros, exibição de filmes e debates. O ainda pequeno acervo é variado e resultante de doações. A proposta é ampliar o acervo de livros, incentivar a leitura, criando mecanismos que aproxime a biblioteca da comunidade.


O Instituto Casarão apoia a iniciativa por entender que o sertão semiarido também necessita de livros, que além de todas as outras políticas de convivência com o semiárido, a cultura é de fundamental importância. A meta do Instituto Casarão é incentivar as organizações comunitárias, para que cada distrito crie uma biblioteca comunitária.
Para a felicidade da comunidade, dos idealizadores do projeto VEREDAS DA LEITURA, O Grupo de Apoio Comunitário, Econômico e Social Bonfinense, GACESB, foi contemplado pelo Prêmio Mais Cultura de Apoio às Bibliotecas Comunitárias do Ceará, através de Edital resultado de parceria da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Ministério da Cultura, que premiou 15 bibliotecas, O dinheiro será utilizado para o fortalecimento e estruturação da biblioteca
Veja as iniciativas premiadas no site da SECULT-CE.
Finalizamos com uma frase de Bertolt BrechtTodas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário