"Depois do Ano Ibero-americano da Leitura comemorado em 2005, foi criado o Prêmio VIVALEITURA, com o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura.
Todos os anos, são premiados trabalhos nas seguintes
categorias: 1) "Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias"; 2)
"Escolas Públicas e Privadas"; e 3)"ONGs, pessoas físicas,
universidades/faculdades e instituições sociais", que desenvolvam
trabalhos na área de leitura. Em cada categoria, os vencedores recebem
um prêmio no valor de R$ 30 mil". (acesse http://www.premiovivaleitura.org.br/oquee/default.asp)
Este ano a Biblioteca Comunitária Veredas da Leitura, localizada no distrito de Bonfim (Senador Pompeu/CE) inscreveu-se na categoria 1, no sentido de que vem mostrando caminhos que levam ao hábito da leitura dos livros e do mundo, bem como vem instigando o incentivo a arte e a cultura do Sertão central.
A coordenadora da Biblioteca Elcelane Linhares, irá participar da cerimômia de premiação, que acontecerá em Brasília, dia 19 de dezembro deste mesmo ano.
Destaca-se que já é uma vitória imensurável ter obtido o reconhecimento pela ousadia e pertinência que as atividades da Biblioteca demonstram, como as oficinas teatrais, as rodas de contação de histórias, as apresentações artísticas, a exibição dos cines, entre outras. Ressalta-se que tudo isso é caminhar contra a corrente que ainda prende nossa região a laços de comodismo, cegueira política, falta de valorização cultural, dentre outros obstáculos.