domingo, 9 de dezembro de 2012

A Biblioteca Comunitária Veredas da Leitura é finalista do Prêmio Vivaleitura


"Depois do Ano Ibero-americano da Leitura comemorado em 2005, foi criado o Prêmio VIVALEITURA, com o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura.

Ele é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), da Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Educação (MEC) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com o apoio da Fundação Santillana, da Fundação Banco do Brasil, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O Prêmio VIVALEITURA faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).
Todos os anos, são premiados trabalhos nas seguintes categorias: 1) "Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias"; 2) "Escolas Públicas e Privadas"; e 3)"ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais", que desenvolvam trabalhos na área de leitura. Em cada categoria, os vencedores recebem um prêmio no valor de R$ 30 mil". (acesse http://www.premiovivaleitura.org.br/oquee/default.asp)
Este ano a Biblioteca Comunitária Veredas da Leitura, localizada no distrito de Bonfim (Senador Pompeu/CE) inscreveu-se na categoria 1, no sentido de que vem mostrando caminhos que levam ao hábito da leitura dos livros e do mundo, bem como vem instigando o incentivo a arte e a cultura do Sertão central. 
A coordenadora da Biblioteca Elcelane Linhares, irá participar da cerimômia de premiação, que acontecerá em Brasília, dia 19 de dezembro deste mesmo ano.
Destaca-se que já é uma vitória imensurável ter obtido o reconhecimento pela ousadia e pertinência que as atividades da Biblioteca demonstram, como as oficinas teatrais, as rodas de contação de histórias, as apresentações artísticas, a exibição dos cines, entre outras. Ressalta-se que tudo isso é caminhar contra a corrente que ainda prende nossa região a laços de comodismo, cegueira política, falta de valorização cultural, dentre outros obstáculos.