quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Novos livros

A Biblioteca Comunitária Veredas da Leitura recebeu nesta quarta-feira, dia 19 de setembro de 2012, 279 livros novos, dentre eles vários clássicos da Filosofia, com leitura adaptada também para leigos, livros teatrais que auxiliaram principalmente o grupo teatral existente na comunidade, literatura infantil com abordagem de temas diversos que instigam as crianças a questionarem o mundo que as rodeiam, literatura de cordel, além de DVD's de áudio/leitura para pessoas com necessidades especiais.
É importante lembrar que a chegada desses livros reafirma o papel central da Biblioteca,  em uma comunidade em que os laços de politicagem permanecem fortes pela ignorância, pela não coletividade, e principalmente, pelo não pensar, refletir, questionar, ações muitas que podem ser instigadas pela leitura.
Nessa oportunidade em que repensamos os livros como caminhos para a liberdade, ressaltamos as palavras de Fram Paulo quando diz:
"Enquanto políticos espalham mentiras, mediocridade, enquanto alguns tentam desestimular, inventam mentiras e fazem de tudo para atrapalhar, enquanto outros só criticam e nada fazem na prática. Nós espalhamos sonhos, ideais, conhecimento, livros".

terça-feira, 11 de setembro de 2012

LEITURA ITINERANTE


Visando instigar nos jovens o apreço pela leitura, os professores da Escola Raquel Costa Linhares, Sonálba Amansio e Adriano Brasilino, visitaram a Biblioteca Comunitária Veredas da Leitura com a proposta de escolher 12 livros para serem levados a escola, onde os alunos terão a oportunidade de lê-los por dois mêses. Além do objetivo de instigar a leitura, esta atividade pretende dar mais acessibilidade aqueles jovens que não tem a oportunidade de frequentarem rotineiramente a Biblioteca.


Durante a manhã do dia 06.09.2012 Sonálba e Adriano selecionaram minunciosamente as obras de acordo com a linguagem apropriada para cada turma na referida escola. 

Os livros escolhidos foram:
Espumas Flutuantes de Castro Alves
Dom Csmurro de Machado De Assis
Senhora de José de Alencar
O crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz
Guerra dos Mascates de José de Alencar
A ilha do Tesouro de Robert Louis
O Feijão e o Sonho de Orígenes Lessa
Vida Crônica de Paula Bloise (org)
Contos tradicionais do Brasil para jovens de Luiz da Câmara Cascudo
A marca de uma lágrima de Pedro Bandeira
Laços de Família de Clarice Lispector
Romeu e Julieta de Shakespeare