quinta-feira, 1 de março de 2012

OS CAMINHOS PARA A LEITURA

Biblioteca comunitária do Distrito Bonfim, Senador Pompeu-Ce, iniciativa do Grupo de Apoio Comunitário, Econômico e Social Bonfinense – GACESB em parceria com o Instituto Casarão, vem desenvolvendo um importante trabalho de incentivo à leitura.

No distrito Bonfim, comunidade distante 20 km da sede do município de Senador Pompeu, funciona um projeto ousado, aonde a criatividade e o trabalho comunitário vêm superando as dificuldades comuns do lugar, despertando o interesse e o prazer pela leitura.  

A biblioteca comunitária Veredas da leitura tornou-se referência na comunidade, principalmente para jovens e crianças que frequentam diariamente a biblioteca para ler os livros, ouvir as contações de histórias, participarem das oficinas de teatro a assistirem a filmes exibidos no cine clube veredas. 
O projeto foi premiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará com o PRÊMIO MAIS CULTURA DE APOIO ÀS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS DO ESTADO DO CEARÁ, o que possibilitou ao GACESB a melhoria das atividades, aquisição de equipamentos e ampliação do acervo  de livros.

Veredas da Leitura, quer dizer os caminhos para a leitura, ou seja, todas as atividades desenvolvidas em torno da biblioteca é para incentivar a leitura, aproximar a comunidade da biblioteca, dos livros, do prazer pela leitura, da busca pelo conhecimento. Através da interação de linguagens artísticas como: contação de histórias, teatro, cineclube, pequenos eventos, exposições e várias outras atividades artísticas que têm aproximado a comunidade da biblioteca.
 Contação de histórias

Cine Veredas
Exposição fotográfica - Meu sertão, minha cultura
 

O GACESB, entidade que mantém e gerencia a biblioteca comunitária Vedas da Leitura, conta também com a parceria do Instituto Casarão de Cultura e Cidadania para o desenvolvimento das atividades e gerenciamento do Projeto. Com isso já realizou campanha de arrecadação de livros, através de programa de rádio Via das Artes, realizado pelo Instituto Casarão de Cultura e Cidadania, na rádio Sertão Central de Senador Pompeu, tendo arrecadado mais 200 livros de diversos gêneros.

O presidente do GACESB, Anacleto Alves dos Santos afirma que a Biblioteca Veredas da Leitura trouxe um despertar para leitura, para a escrita, para o aconchego das pessoas que ficam ali discutindo, a importância dos escritores, qual foi o livro que leram. Então a biblioteca é importante, é um resgate da cultura para o nosso distrito, que é carente do acervo de informações. Está sendo útil para escola e para os alunos, para a comunidade de modo geral. Na opinião da artesã e também Coordenadora da Veredas da Leitura,  Rita de Cássia de Oliveira, a  biblioteca é um centro de informação e formação cultural da comunidade nas diversas linguagens.   Seja através do acervo de livros, filmes, fotografias, internet ou outros meios de informações que a biblioteca possa disponibilizar. É um ambiente cultural que oportuniza crescimento intelectual  e social para seus usuários.
   
A Biblioteca Comunitária Veredas da Leitura funciona no prédio sede do GACESB, aberto de segunda à sexta, nos horários de 8:00h às 11:00h, de 14:00h às 17:00h e de 19:00h às 21:00h, funcionando também aos sábados para oficinas.

Quem tiver interesse em doar livros para a Biblioteca Comunitária Veredas da Leitura, entrar em contato pelo e-mail:gacesbemacao@gamil.com